Canal Sleg

[Youtube][grids]

Resenha: O Feiticeiro de Terramar - Ursula K. Le Guin


O Feiticeiro de Terramar é o primeiro volume do Ciclo Terramar, de Ursula K. Le Guin, e vai contar a trajetória de Ged, desde quando era apenas um garoto que descobre ter poderes mágicos até ser chamado de Gavião e considerado o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos.

Ged nasceu no nordeste de Terramar, um continente formado por várias ilhas e mar. E pelo fato de haver mais mar do que terra é chamado de Terramar. Os poderes de Ged foram descobertos por uma tia, feiticeira da comunidade em que ele vivia e, a partir daí, ela passou a ensiná-lo o que ela sabia. Entretanto, Ged era capaz de um poder muito maior, além do conhecimento da bruxa, quando aparece em sua comunidade um famoso mago disposto a ajudá-lo a se tornar um feiticeiro de verdade. Ged então abandona a comunidade para acompanhar o mago e iniciar no aprendizado. O mago então nomeia Ged como Gavião.

Esse mago entende que o aprendizado deve ser lento e gradual, deve-se primeiro conhecer a verdadeira essência dos objetos para depois desenvolver a magia, que só pode ser realizada quando se conhece o verdadeiro nome das coisas. Porém, sendo Ged um garoto ambicioso e o mago vendo a sua ansiedade para aprender rápido, ele sugere que Ged vá estudar em uma escola de magia, onde ele poderia aprender com outros garotos e acompanhar o desenvolvimento deles. Ged então faz uma difícil viagem de navio até a escola de magia e ali ele passa anos até se tornar um mago.

Entre os vários alunos da escola, Ged irá se aproximar de dois alunos mais velhos com conhecimentos mais desenvolvidos. Se tornará amigo de um e escolherá o outro como concorrente. Ged tinha grande poderes que o tornariam o feiticeiro mais poderoso, mas também tinha uma enorme ânsia de aprendizado e de externar os seus poderes. Em sua ambição de mostrar para os outros a sua capacidade, querendo se comparar igual ou superior ao seu concorrente, em um determinado evento acaba usando poderes que estão além de sua capacidade de controle, poderes que ele não conhece e não sabe controlar, e acaba liberando uma força do mal, uma sombra sem nome, que ninguém conhece e sabe desfazer a magia, e que irá persegui-lo por anos. Ged então percorrerá toda Terramar fugindo da sombra, até compreender que apenas com o tempo e com o amadurecimento ele teria a sabedoria e o conhecimento necessários para desfazer o mal que ele liberou.


"O Feiticeiro de Terramar" é uma fantasia clássica de 1968, usada como inspiração para vários autores famosos de fantasia, e uma ótima leitura para iniciantes na literatura fantástica. Leitores amantes de fantasia conseguirão identificar os assuntos usados como inspiração para outros autores, como a escola de magia e a forma de realizar a magia através do verdadeiro nome dos objetos. E leitores iniciantes nesse gênero não ficarão decepcionados com o mundo descoberto.

Apesar de ser um livro pequeno, não é uma leitura rápida, exige calma e atenção. Destaque para o continente criado e os povos desse continente, como cada ilha tem as suas particularidades. Podemos visualizar os povos através de descrições físicas e comportamentais, e encontramos até algumas criaturas fantásticas, como dragões. Ged percorrerá toda Terramar atrás dos seus objetivos, e nós viajamos com ele por todos os lugares em que ele vai passar.

O livro trata da trajetória de Ged enquanto garoto até se tornar um grande feiticeiro. A autora é bem objetiva, ela conseguiu contar anos da vida de Ged em um volume curto com uma história bem completa, sem deixar buracos ou a necessidade de desenvolver mais. Ela conseguiu fechar bem a história e nos dar um final cheio de expectativas. O livro nos apresenta a Ged, O Gavião, e nos deixa curiosos sobre o que esperar dos próximos volumes.

Nota: 4/5 (Ótimo)


ISBN: 978-85-8041-521-6
Editora: Arqueiro
Tradução: Ana Resende
Páginas: 176
Ano: 2016

E aí, você já leu? Poste aqui seu comentário.

Até mais! Fabi

28 novembro 2016
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


Resenhas

[Resenhas][threecolumns]

Lançamentos de Livros

[Dicas][twocolumns]