Canal Sleg

[Youtube][grids]

Resenha: Batman: A Piada Mortal - Alan Moore



Batman: A Piada Mortal conta duas histórias paralelas: a história de origem de um dos maiores vilões do universo DC, o Coringa, e seu plano para atormentar a vida do Cavaleiro das Trevas, mostrando que qualquer pessoa pode enlouquecer.

Comediante, tentando melhorar a vida e a da esposa grávida, vemos, pela primeira vez, o lado humano do vilão. Com um evento marcante para um dos personagens do universo de Batman, "A Piada Mortal" ainda mostra uma das maiores semelhanças entre o homem morcego e o Coringa, bem como o motivo de serem inimigos mortais. Contar essa parte da história estragaria o conteúdo principal deste conto.


Alan Moore e Brian Bolland trazem uma história sombria e forte, impactante, porém, com alguns deslizes. A parte “musical” do Coringa quebra completamente o ritmo obscuro da leitura, e, apesar de a canção fazer referência ao contexto, fica maçante e sem graça. A mesma cena foi adaptada na animação baseada na Graphic Novel. E a mesma sensação de quebra de ritmo acontece.


Moore, famoso por suas controvérsias e declarações radicais, mais uma vez consegue inovar e dividir opiniões. O pessimismo e falta de esperança na humanidade são temas abordados que ficam claros na história: ao contrário do herói, que após um evento trágico se supera e se torna um ser humano altruísta e dotado de grandes virtudes, o vilão principal aqui passa por eventos trágicos e decide se render a loucura, desespero e descer a um abismo ainda mais fundo. Apesar de ser uma Graphic Novel bem curta, temos aqui um clássico.


Só é preciso um dia ruim para reduzir o mais são dos homens a um lunático, essa é a distância entre o mundo e eu... apenas um dia ruim.

Nota: 4/5 (Ótimo)

ISNB: 978-85-7351-547-3
Editora: Panini Books
Ano: 2011

E aí, você já leu? Deixe aqui seu comentário!

Até mais! Cris

12 outubro 2016 
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


Resenhas

[Resenhas][threecolumns]

Lançamentos de Livros

[Dicas][twocolumns]