Canal Sleg

[Youtube][grids]

Resenha: Coringa - Brian Azzarello e Lee Bermejo


A começar pela capa repugnante e violenta da Graphic Novel Coringa, Brian Azzarello constrói uma narrativa impressionante sobre o palhaço insano de Gotham. Tudo acontece pela ótica de Johnny Frost, um criminoso comum que após se candidatar para pegar o Coringa na saída do Asilo Arkham, passa a acompanhar o vilão na retomada pelo poder em Gotham. Durante toda a leitura, Azzarello coloca o leitor tenso, desconfortável, achando que a qualquer momento veremos uma atitude impulsiva, insana e violenta do vilão. 


As semelhanças com a caracterização feita por Heath Ledger não são coincidências. Azzarello acompanhou a produção de Christopher Nolan em 2008 e baseou-se na estética do longa na elaboração da Graphic Novel. E os desenhos de Lee Bermejo mais uma vez saltam aos olhos. A perfeição, violência, morbidez e voracidade dos traços são sensacionais. As expressões do Coringa, com o sorriso composto pelos cortes com queloide, terno roxo surrado e olhar sombrio ganham vida nos quadros incríveis e criativos da HQ.  


Em relação à história, é um conto adulto. O Coringa, após ser liberado do Asilo Arkham, vai atrás da ascensão pelo poder em Gotham. Assim, passa a esbarrar com outros vilões do submundo como o Pinguim, Crocodilo e o Charada (este com visual no estilo astro do rock). E quem desafia o palhaço do crime, como o Duas-Caras, acaba tendo que pedir ajuda ao próprio Batman, tamanho o medo e insanidade do Coringa. Dentre os personagens que passam pela história, destaque fica para a Arlequina, retratada de forma sensual e com uma maldade que rivaliza até mesmo com a de seu próprio mentor.


Brian Azzarello e Lee Bermejo formam o que considero a dupla de ouro das graphic novels atualmente. Com histórias interessantes, que retratam vilões, suas motivações e psiques, bem como traços, desenhos e tons de arrepiar, entregam mais do que se espera em cada obra publicada. Em Coringa, temos um épico, uma obra de arte, uma história simples, contudo rica em conteúdo visual e narrativa. Obrigatória!!!


Nota: 5/5 (Excelente)

ISNB: 978-85-7351-546-6
Editora: Panini Comics
Ano: 2011

E aí, você já leu? Deixe aqui seu comentário!

Até mais! Cris

14 setembro 2016 
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


Resenhas

[Resenhas][threecolumns]

Lançamentos de Livros

[Dicas][twocolumns]