Canal Sleg

[Youtube][grids]

Resenha: Tudo e Todas as Coisas - Nicola Yoon


Imagine viver em um quarto totalmente branco, preso em uma casa com filtro de ar, em que todo o ar da casa é trocado regularmente, sem poder sair na rua, sem poder ter contato com pessoas e com uma alimentação regulada. Agora imagine passar a vida inteira assim. Essa é a vida de Madeline Whittier, uma garota que está completando 18 anos e sofre com uma doença rara chamada IDCG, Imunodeficiência Combinada Grave, ou "doença da criança na bolha". Não se sabe exatamente a causa da doença, o que pode desencadear uma crise alérgica e matá-la. Como pode ser qualquer coisa, a alimentação, o contato, o ar, ela vive isolada do mundo.

Madeline perdeu o pai e o irmão quando era bebê e vive apenas com a mãe e a enfermeira, que são as únicas pessoas com quem ela tem contato. Passa o dia lendo e estudando. Nunca foi à escola, estuda à distância pela internet, que é a sua única forma de comunicação com o mundo exterior. Mas, apesar da sua condição, sempre viveu bem, sempre tranquila em relação às suas limitações.

Até que se muda para a casa ao lado uma nova família e com ela veio também um garoto lindo de olhos azuis, que só usa preto da cabeça aos pés. Logo Madeline descobre o nome dele, Olly, e o seu novo lazer passa a ser acompanhar a rotina da família. O quarto de Olly é em frente ao seu e ele descobre a nova vizinha. Ele tenta fazer contato e entre mímicas e internet os dois acabam se conhecendo. Olly também tem problemas e ele encontra conforto naquela garota linda como uma princesa de desenho animado. 

Mas, para Madeline, conhecer pessoas novas pode ser muito frustrante. Elas têm uma vida livre, enquanto Madeline estará sempre confinada em casa. Enquanto ela não experimentar o mundo, enquanto viver satisfeita com o que tem, ela viverá bem. Mas, os dois querem mais. A amizade à distância não é mais suficiente. E ela desconfia que pode se apaixonar por Olly. E isso pode ser um enorme problema. Será que o amor pode matá-la?


Livro emocionante, com uma leitura muito rápida e muito tranquila. Uma linguagem clara, que te conecta com os sentimentos de Madeline. Algumas vezes chega a ser angustiante a sensação de enclausuramento. É impressionante essa sensação se você se coloca na condição de Madeline. E essa noção vai aumentando com o desenvolvimento do livro, mas é tocante principalmente próximo do final, quando você se questiona qual seria a melhor forma de viver nessa condição.

Olly é um garoto incrível! Além de lindo, é muito fofo, não tem como não se apaixonar por ele. O seu carinho, dedicação e lealdade às pessoas importantes na vida dele o tornam um personagem muito especial na história.

O trabalho gráfico é outro ponto interessante do livro, cheio de desenhos expressando os pensamentos da personagem, tornando o livro quase interativo. Adorei Tudo e Todas as Coisas, muito bom, recomendadíssimo!


Nota: 5/5 (Excelente)

ISNB: 978-85-8163-788-4
Editora: Novo Conceito
Páginas: 300
Ano: 2016

Ficou interessado? Clique aqui para conhecer os lançamentos da Novo Conceito.

E aí, você já leu? Deixe seu comentário!

Até mais! Fabi

06 Abril 2016
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


Resenhas

[Resenhas][threecolumns]

Lançamentos de Livros

[Dicas][twocolumns]