Canal Hora dos Brinquedos

[Youtube][grids]

Resenha: A Morte de Ivan Ilitch - Lev Tolstói


A Morte de Ivan Ilitch, de Lev Tolstói, vai nos contar como se deu a descoberta da iminência da morte por Ivan Ilitch até o seu fim. 

Ivan Ilitch era casado com Prascóvia Fiódorovna, tinha dois filhos, foi servidor público a vida inteira, alcançando por fim o cargo de juiz de instrução. Agora, com a sua morte, o que se discute em reservado é quem irá substituí-lo na função, tudo o que importa é quais são as possíveis promoções com a vacância do cargo.

Sabemos que Ivan Ilitch morrerá, afinal de contar, a informação é o título do livro. Mas até o evento ocorrer, Ivan Ilitch vai nos contar como ele descobre a possibilidade do evento, e começa a relembrar a vida e a se questionar o modo como viveu. E vai nos falar sobre as pessoas à sua volta, sobre as conveniências, e principalmente sobre a angústia da proximidade da morte e a sua impotência diante do fato.



A "Morte de Ivan Ilitch" faz parte da literatura russa clássica, é bem curtinho, pode ser considerado uma novela e o tema central é a morte, questão de destaque nos livros de Tolstói.

Livro excelente, com uma linguagem atual, que nos traz a angustia e solidão do personagem diante da perspectiva da morte. E ainda, a aparente preocupação das pessoas que o cercam. O mérito está em conseguirmos trazer para a realidade o comportamento dessas pessoas, tão próximo ao que acontece mesmo na vida real, e os sentimentos do personagem comparados aos nossos próprios em condições semelhantes.

Ótimo livro para quem deseja iniciar na literatura russa, ou para quem pretende ler Tolstói.

Nota: 5/5 (Excelente)

ISNB: 978-85-7326-359-6
Editora: 34
Páginas: 96
Ano: 2009

E aí, você já leu? Deixe aqui seu comentário!

Até mais! Fabi

15 Abril 2016
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


Resenhas

[Resenhas][threecolumns]

Lançamentos de Livros

[Dicas][twocolumns]